Cumprindo papel fundamental na rotina de qualquer lar, o refrigerador reina nas cozinhas. Então, quando a geladeira liga mas não gela, é comum ficarmos muito preocupados e acreditando que pode ser algum grande problema. Para essas situações, preparamos este post especial, com os 8 principais motivos para a geladeira parar de gelar. Caso esteja com […]
Conserto de Geladeira em BH - Friogel

Cumprindo papel fundamental na rotina de qualquer lar, o refrigerador reina nas cozinhas. Então, quando a geladeira liga mas não gela, é comum ficarmos muito preocupados e acreditando que pode ser algum grande problema.

Para essas situações, preparamos este post especial, com os 8 principais motivos para a geladeira parar de gelar. Caso esteja com problemas em seu eletrodoméstico, entre em contato com a Friogel BHZ. Nossa equipe está preparada para te atender rapidamente, com segurança e preço justo.

trocar-borracha-geladeira

8 principais motivos para a geladeira parar de gelar

Se durante a sua rotina em casa reparou que a sua geladeira liga, mas não gela, podem ser vários motivos. Separamos os oito mais comuns, e as suas principais causas e características. Confira!

1. Porta não está fechada de forma correta

Muitas vezes, ao organizar ou colocar novos alimentos dentro da geladeira, percebemos que a porta não está fechando corretamente - geralmente isso é acompanhado de um barulho ou uma sensação de baque, e rapidamente realinhamos os itens e fechamos a mesma corretamente.

Porém, muitas vezes, é um produto bem pequeno, que deixa somente uma fresta. Nesses casos, pode ser mais difícil de identificar. Então, nossa primeira dica, é: arrume novamente o que está dentro do seu eletrodoméstico e tente fechar novamente.

2. Borrachas das portas gastas

A borracha que envolve praticamente todas as laterais das portas possuem uma função essencial em sua geladeira: impede que, ao fechar as mesmas, haja uma troca de ar quente do ambiente com o ar gelado interno.

Quando essa parte está gasta, com fissuras ou “craquelada”, a passagem do ar acontece, o que atrapalha o processo de refrigeração. Quanto maior for o desgaste da porta, mais será complicado garantir a temperatura dentro da geladeira.

3. Abrir a porta muitas vezes

Imagine a seguinte situação: você está dando uma reunião em casa com os amigos. As bebidas e comidas estão todas dentro da geladeira. Durante a noite, a porta será aberta várias vezes, e, em alguns momentos, por bastante tempo. Tudo isso impactará todo o processo de refrigeração, fazendo com que seja praticamente impossível manter a temperatura.

Normalmente, após algumas horas ligada na tomada, mas sem uso, a geladeira irá recuperar a sua potência e voltar a gelar normalmente. Caso isso não aconteça, entre em contato com a Friogel BHZ e solicite a visita de um de nossos técnicos especializados.

4. Termostato na temperatura correta

Em todos os modelos de geladeira, há um termostato: pode ser somente um, um para cada parte, de botões giratórios ou eletrônico. Essa peça é fundamental para que o motor funcione corretamente, pois é através da correta regulagem que será ditado até que temperatura o processo deverá acontecer.

Quando a programação não está condizente com o seu uso, quantidade de alimentos ou a frequência da abertura das portas, não adianta: simplesmente não irá gelar o suficiente.

5. Condensadora suja

Em alguns modelos, a condensadora, tubos que distribuem o gás refrigerador, ficam bem visíveis, na parte de trás da geladeira. Devido ao seu papel fundamental na refrigeração, devem estar sempre limpos e bem conservados.

É possível limpar a condensadora em casa, utilizando produtos não abrasivos ou químicos. Basta pegar água morna, um pano limpo e, delicadamente, ir retirando a sujeira superficial. Caso esteja com muita gordura ou outro tipo de substância difícil de retirar, indicamos uma limpeza profissional.

6. Vazamento de Gás

Na maioria das geladeiras, o gás circula em um fluxo de cima para baixo, ou seja, da parte do congelador para o refrigerador. Devido a isso, normalmente percebemos que a geladeira não está gelada pela parte do refrigerador. 

Sendo assim, um congelador funcionando perfeitamente e uma parte inferior sem gelar pode indicar um problema de vazamento de gás, na parte da condensadora. Nesses casos, desligue o aparelho e chame um técnico da Friogel BHZ. Esse tipo de problema só pode ser resolvido por um profissional especializado.

7. Filtro secador sujo

Mais um problema que pode ocasionar a geladeira ligar e não gelar é o filtro secador sujo. Este componente é responsável por garantir que durante o processo de evaporação e de volta ao formato líquido, o gás não transponha sujeiras e outras partículas de um lugar a outro.

Com o tempo de uso, é comum que  se acumulem estas partículas no tubo do filtro. Dessa forma, há uma diminuição da capacidade de refrigeração, principalmente na parte inferior. A boa notícia é que essa limpeza é relativamente simples, e pode ser feita rapidamente por um técnico.

8. Resistência queimada

Chegamos ao nosso oitavo e último problema mais comum quando a geladeira liga mas não gela. Para auxiliar no processo de resfriamento, há uma placa fria interna. Quando o condensador desliga, uma resistência presente nesta peça faz ela esquentar e promover o derretimento do gelo acumulado.

Quando essa resistência queima, obviamente, o processo não pode acontecer. A placa não gera o aumento de temperatura, e consequentemente, o gelo não derrete. Com o tempo, há um acúmulo que impede a troca de calor com o ambiente externo. Automaticamente, o motor ficará sobrecarregado e mesmo com a regulagem de temperatura adequada, o eletrodoméstico não funcionará corretamente.

O que fazer quando a geladeira liga mas não gela

Depois de conhecer os 8 principais motivos por que a sua geladeira liga mas não gela, chegou a hora de descobrir o que fazer nesses casos. No primeiro momento, o ideal é tentar entender onde está acontecendo o problema - essas são informações cruciais para solicitar o seu orçamento.

As principais perguntas que você deve se fazer, para poder ter um primeiro “diagnóstico” de sua geladeira são:

  • Houve alguma mudança no uso do aparelho (troca de lugar, evento, mudança brusca de energia, etc);
  • Ela está ligada em uma tomada adequada (pode parecer incrível, mas várias vezes a voltagem errada prejudica o funcionamento do motor);
  • Há algum barulho diferente? Como ele é?
  • Está acontecendo algum vazamento de água?
  • Percebeu alguma mudança no ciclo de ligar e desligar? Está muito mais rápido ou mais devagar?
  • Já reorganizou os alimentos dentro da geladeira?
  • E as borrachas? Como está o aspecto das mesmas?
  • Na parte de trás, quando a condensadora está exposta, ela está limpa?
  • O termostato está programado para a temperatura correta para a rotina de sua casa e família?
  • Qual é a marca e o modelo?

Com todas essas informações, entre em contato com a Friogel BHZ através do telefone fixo, whatsapp ou formulário no site. Um de nossos atendentes entenderá qual pode ser o problema e escolherá o profissional mais indicado para o seu caso.

Procurando conserto de geladeira em BH? Fale com a Friogel BHZ!

Você tem percebido que a sua geladeira está fazendo barulhos estranhos, ou talvez não esteja gelando adequadamente? Não se preocupe! Entre em contato conosco que enviaremos um profissional capacitado para auxiliar com o seu problema.

Nós somos especialistas em assistência técnica de geladeiras, e outros eletrodomésticos como fogões e máquinas de lavar roupas, há mais de 29 anos. 

Atendemos a cidade de Belo Horizonte e toda a região metropolitana. Você pode entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp clicando aqui

Confira também outros textos do nosso blog, com muitas dicas para os principais problemas em sua geladeira, e como você pode resolvê-los.


Compartilhe o post com seus amigos

Últimas do blog